Fotos inéditas da câmara de dois turistas desaparecidos há oito anos na selva são reveladas.

This article appeared in drivepedia.com and has been published here with permission.

Na primeira semana de abril de 2014, duas jovens holandesas, Lisanne Froon, 22 anos, e Kris Kremers, 21 anos, embarcaram numa viagem entusiasta dos Países Baixos para o exuberante paraíso tropical do Panamá. A intenção era fazer trabalho social enquanto aprendiam espanhol, no entanto, algo correu terrivelmente mal durante a sua aventura. Nunca mais se ouviu falar deles. Junte-se a nós para descobrirmos os pormenores desta história intrigante.

Antes da viagem ao Panamá

Lisanne Froon e Kris Kremers tornaram-se amigos inseparáveis, em grande parte devido aos seus interesses comuns. Ambas trabalhavam num café nos Países Baixos, a sua terra natal, e chegaram mesmo a viver juntas para poupar dinheiro. A intenção era angariar dinheiro para fazer trabalho social em todo o mundo, pelo que começaram a contactar várias associações e foi no Panamá que receberam uma resposta satisfatória após seis meses de preparação.

Antes da viagem ao Panamá

A primeira paragem foi em Bocas del Toro, onde ficaram impressionados com o ambiente. Estavam prontos para começar o voluntariado.

Um mal-entendido fatal

Depois de duas semanas em Bocas del Toro, mudaram-se para Boquete, onde começaria o seu verdadeiro trabalho social com as crianças. No entanto, à chegada, foi-lhes dito que o seu trabalho teria de esperar mais uma semana. Houve uma confusão com os calendários, pelo que foram convidados a aproveitar o tempo extra.

Um mal-entendido fatal

As raparigas não pensaram duas vezes e decidiram aproveitar a oportunidade para fazer uma caminhada no famoso trilho de El Pianista. Levaram Azul, o cão do dormitório e alguns pertences básicos, mas o destino era incerto.

A reação de Kris à mudança de horário

De acordo com os jornalistas Jeremy Kryt e Mariana Atencio, Kris manteve um diário no qual escreveu as suas impressões sobre a mudança de planos. Aí descarregou o seu descontentamento sobre a falta de comunicação, para além da atitude da associação, cujo porta-voz descreveu como "rude e antipático".

A reação de Kris à mudança de horário

Acrescentou ainda que "amanhã tentarão comunicar com o [diretor].... Isto foi uma verdadeira desilusão". Com esta mudança de planos, tudo o que restava era aproveitar ao máximo a viagem, então, apesar do descontentamento, foi decidido que eles iriam para Chiriqui.

Aventurar-se na selva do Panamá

O trilho El Pianista é um dos trilhos mais populares em Boquete, na província de Chiriqui. Tem cerca de 5 quilómetros de comprimento e serpenteia pela selva do Panamá. As vistas são de tirar o fôlego, por isso atrai milhares de visitantes. No entanto, o percurso carece de boa sinalização. Foram registados vários casos de pessoas que se perderam, como Lisanne e Kris.

Aventurar-se na selva do Panamá

Nesse dia, 1 de abril de 2014, não regressaram com os seus anfitriões. Assumiram que tinham ficado com outro parceiro de aventura.